Livros

RESENHA: METALLICA – A BIOGRAFIA

Olá, pessoal

Como perceberam, fiquei um mês “off” sem posts por aqui. Mas voltei e, nada como uma data especial, como a Semana do Rock, para isso. A partir de agora teremos posts toda semana.

Quem me conhece bem sabe o quanto sou fã do Metallica. Tenho duas tatuagens com letras da banda, que marcou e ainda marca minha vida. Tenho uma playlist especial e ouço todos os dias. E outra coisa que amo são biografias, e procuro ler a de todos os ícones do rock n’ roll que me inspiram, e com o Metallica não foi diferente.

Hoje vim mostrar minha resenha sobre o livro “Metallica – a Biografia”, escrito pelo talentosíssimo Mick Wall (que também escreveu o livro Guns N’ Roses – O Último dos Gigantes), que estou doida para ler). Wall teve passagens pela Kerrang e Classic Rock, grandes publicações sobre rock. Ganhei esse livro do Rai, um colega de trabalho e adorei.

O Metallica é uma referência no metal (não vou rotular, para não apanhar), mas começou como qualquer outra banda. No final dos anos 70, Lars Ulrich, um garoto dinamarquês recém mudado para os Estados Unidos, estava descobrindo novas sonoridades, influenciado pelo que nós conhecemos como NWOBHM – New Wave Of British Heavy Metal. E aos 17 anos, aquele menino baixinho, magro, esquisito e rico já tinha seu principal objetivo de vida traçado: ter a melhor banda de heavy metal do mundo. E conseguiu (na minha opinião).

Sobre James Hetfield, é legal ver no livro a mudança de um garoto quieto e introspectivo a um dos maiores símbolos da história do heavy metal. James vinha de uma família desfeita, com uma mãe praticante de uma religião extremista que causou sua morte, experiências de vida que foram expostas em letras viscerais. O vocalista também mostra que não são precisos solos mirabolantes para ser um guitar hero.

Em questão de 2 anos, o Metallica estava formado e gravando o seu primeiro álbum – Kill ‘em all. A formação já estava definida: James Hetfield, Cliff Burton e Kirk Hammett (que substituiu Dave Mustaine, que foi expulso da banda por “incompatibilidade”). O álbum foi um sucesso imediato, com músicas aceleradas e letras obscuras, cantadas por um vocalista ainda inseguro, que já mostrava a que veio.

No livro fica claro que o Metallica sempre foi destaque na cena thrash e, isso é inclusive reconhecimento por músicos de outras bandas como Exodus, Slayer, e, pasmem, pelo Megadeth do ~birrento~ Mustaine. Há vários momentos de destaque no livro, desde os primeiros anos, a presença de Mustaine (que é tratado com o devido respeito no livro), a explosão mundial com o Black Álbum, a chegada de Load e Reload (que estão entre os meus preferidos apesar de nenhum fã gostar), St.  Anger (que me decepcionou) e Death Magnetic. Muitas entrevistas com pessoas próximas da banda dão veracidade e relatos incríveis sobre uma das maiores bandas da história do rock.

A morte de Cliff Burton tem um capítulo inteiro dedicado. Confesso que chorei lendo e, esse acontecimento tem um peso muito grande na trajetória da banda e a imagem de Cliff permeia sobre todo o livro.

Algumas das histórias citadas eu já conhecia, mas Mick nos apresenta muito mais coisas, em nuances muito divertidas. Talvez pelo fato de Wall ser amigo pessoal da banda e ter dividido porres históricos com eles. Em meio às histórias do Metallica podemos acompanhar o nascimento e trajetória de outros grandes nomes, como o Def Leppard, por exemplo. Todas essas histórias e referências são um prato cheio para os fãs.

 

Metallica – A Biografia é um excelente livro. Mick, mesmo sendo amigo da banda, mostra a história de forma imparcial e faz críticas pertinentes no momento certo. A única coisa que não curti tanto foi a tentativa do autor de mostrar que Cliff aprovaria todas as mudanças de estilo pelas quais a banda passou durante  a carreira (lançamento do Load e Reload, o péssimo St. Anger e a redenção da banda pelo Death Magnetic). Uma ótima leitura para fãs e não fãs, principalmente por relatar como funciona a indústria musical mais profundamente.

Espero que tenham gostado dessa postagem. Irei colocar uma resenha de livro por mês por aqui, deixem sugestões.

 

Beijos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s