Música

BANDAS FEMININAS PARA OUVIR JÁ

Oi, pessoal

Esse era um post que eu queria muito fazer! Mas, infelizmente não consigo inicia-lo sem fugir do “lugar comum” de dizer que a cada dia a mulherada vem conquistando mais seu espaço na música. O rock n’ roll, especialmente, deixou há muito tempo de ser o “Clube do Bolinha” e, ao longo destes anos buscando novas bandas e sons, coloquei na minha playlist muitas bandas boas formadas exclusivamente ou parcialmente por meninas e elas não decepcionam no quesito ‘tocar como mulher’.

Hoje vim compartilhar com vocês algumas bandas que femininas que, se você não conhece, precisa colocar já na sua playlist.

 KITTIE
Foi a primeira banda 100% feminina que eu ouvi na vida. Tinha 11 anos e o som dessas meninas me impressionou demais pela dualidade entre melodia e peso (cheguei a tentar montar uma banda com influência desse som) e, como se falava muito em new metal na época, elas sempre foram rotuladas dessa forma. E os guturais, para mim eram a cereja do bolo. A banda foi formada no Canadá pelas irmãs Morgan e Mercedes Lander e, começaram com covers de Nirvana e Silverchair.  Gravaram 6 álbuns de estúdio e tiveram muitas reviravoltas na formação. Em 2014 conseguiram aporte para a gravação de um documentário sobre a banda e, em fevereiro deste ano a baixista da atual formação, Trish Doan faleceu, ainda sem causas divulgadas.KITTIE

 

VIXEN
É uma banda que embalou minha adolescência  em várias  madrugadas em hard nights na LedsSlay, Ocean Club e Manifesto (galera do rolê de 2007 vai se identificar). Hard Rock puro, simples e maravilhoso feito por uma banda americana só de mulhere que nasceu nos anos 80 e se manteve até 2014.  Formada pela guitarrista Jan Kuehnemund que, cansada de tanto machismo na cena resolveu criar uma banda 100% feminina. Em 86, após tentativas e ajustes na formação, estava pronto o Vixen, com Janet Gardner no vocal, Roxy Petrucci na bateria e Pia Maioco nos graves. Em 88 lançaram o primeiro álbum, autointitulado,  que abriga hits como “Edge of a Broken Heart” e “Cryin”. No anos 90 lançaram o segundo disco, “Rev It Up” (meu preferido) que, mesmo com a superior qualidade musical não emplacou. A banda se separou e tentou diversos retornos, até que a VH1 (que eu chamo de ‘ressucitadora’ de bandas), colocou o Vixen frente a frente no reality “Bands Reunited”. Elas até tentaram um retorno, mas por conta da morte de Jan, devido a um câncer, o sonho não foi possível.

vixen

L7
O termo Girl Power define perfeitamente o L7. A banda foi formada em 1985 por ninguém menos que Suzi Gardner e Donita Sparks na cidade onde tudo acontece: Los Angeles. O nome vem de uma gíria americana que significa “quadrado” (formando um quadrado com os dedos, pode-se ver o L7). Gravaram 6 álbuns de estúdio e, nos anos 90 criação a Fundação Rock for Choice, em defesa dos direitos da mulheres, como igualdade e legalização do aborto. O Festival, de mesmo nome, contou com shows de amigos pessoais da banda, que eram, ninguém menos que Pearl Jam, Red Hot Chilli Peppers, Hole e Joan Jett. Ficaram um tempo paradas e anunciaram uma reunião em 2014, mas sem trabalhos de estúdio.

l7

THE RUNAWAYS

Nos anos 70, quando tudo era descoberta e novidade, elas chegaram e se transformaram em referência de atitude no Rock N’ Roll. Mas também, o que esperar de uma banda com Joan Jett e Lita Ford? Sucesso na certa. Por ser formada apenas por meninas, o The Runaways chamou a atenção de muita gente ne época incluindo Kim Fowley, que investiu nelas e a banda se tornou febre na época. O hit da banda é “Cherry Bomb”. Recomendo assistirem o filme Runaways, de 2010 que conta com Kristen Stewart e Dakotta Fanning.
runaways

Espero que tenham gostado das indicações e, se você tem uma indicação de banda só com meninas, deixe nos comentários.

Beijos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s