Pessoal

SENSO COMUM: 5 atitudes para se libertar dele

 

Pessoal, resolvi começar o blog com um assunto que considero super importante, apesar de (ao meu ver) pouco abordado: Senso Comum. A gente, as vezes, não percebe mas está “impregnadx” dele a todo momento.

Pra ser mais clara, vou dar a definição [Wikipedia] da coisa: “conhecimento básico que temos sobre os mais variados assuntos e que, por uma convenção social, definimos como sendo padrão de normalidade aceito pela maioria. A perpetuação do senso comum ocorre muito por conta de tradições, questões culturais e heranças que nos foram passadas por gerações anteriores.

Ou seja, quando você toma uma decisão baseada nos padrões de “normalidade” instituídos, porque a sociedade e o “mundo perfeito” diz que você deve seguir a mesma trilha de todos, deixa de considerar a particularidade das suas vontades, anseios e propósitos individuais. Você deixa que os outros tomem o controle e decidam por você.

Mas calma, isso não é o fim. Acontece comigo, vai acontecer com você e pelo menos metade do seu círculo de amigos, é natural. A nossa mente acaba buscando padrões de comportamento coletivo para acelerar o nosso julgamento, o famoso “fazer sem pensar”. O problema está implantado quando as pessoas começam a te escrachar, discriminar, fazer julgamentos e criar “pré-conceitos” apenas para te “obrigar” a pensar e agir como a maioria.

Como nem eu, nem você e nem ninguém e obrigado a…NADA, é preciso todos os dias fazer o exercício de “pensar fora da caixinha” e “quebrar os paradigmas”. Trouxe 5 coisinhas básicas para tentarmos todos os dias e, nos libertarmos desse “carma”.

 

1- QUESTIONE
Eu sou aquariana e, questionadora por natureza. Faça isso, questione e jamais aceite tudo que te disserem assim de primeira. Pesquise, forme sua própria opinião.

Closing-Questions-Sales-Process

 

2- ESCOLHA SUA PROFISSÃO BASEADA NO QUE AMA
Sou jornalista, quer mais amor a profissão do que isso? Tenho muitos amigos que passaram ANOS trancados dentro da faculdade em troca de um diploma que “na cabeça deles” era garantia de ser RICO. Falharam e se frustaram. Faça o que ama, mesmo que não te dê milhões, será muito mais recompensador.

do-what-you-love-love-what-you-do

3- NÃO ESPERE O FIM DE SEMANA PRA SER FELIZ
Somos condicionados a esperarmos eternamente a sexta-feira pra dar aquele sorrisão, mas será que é realmente preciso? Porque não ligar pra aquele amigo e tomar uma breja gelada com ele hoje mesmo?

be-happy-every-day-e1348508155719

4-NÃO SE OBRIGUE A CASAR E TER FILHOS
Eu sou casada, mas por opção e não imposição e, PASMEM, não tenho vontade de ter filhos, e isso é ok! Esqueça aquela máxima do “vai ficar pra titia”, não cola mais né?

hride-750x400

5- TRABALHE PARA REALIZAR O SEU SONHO, SEJA QUAL FOR
Seu sonho é ser modelo? Jogador de futebol? Vendedor de arte na praia? Youtuber? Blogueira? VAI COM TUDO! Esqueça o medo, os julgamentos, pois eles sempre existirão, você agindo ou não.

Follow-your-dreams-main-image1

E porque estou falando aqui de todas essas coisas? Porque quero doutrinar todos a serem revoltados, questionadores, chatos e malinhas? NÃO! Quero apenas mostrar, mesmo sendo mais uma em meio à multidão da internet, que ser diferente é normal. E que nunca seremos 100% desconstruídos, mas é preciso tentar.

E vocês? Tem alguma situação de senso comum que você já passou? Contem nos comentários.

Beijos!

Aproveitando, fiz um vídeo sobre o assunto. Assista!

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s